Notícias
“Este ano, a participação da ARECBA é feita ao nível das energias renováveis, divulgando os projectos que existem para o Alentejo naquela área. A apresentação vai ser feita pela Universidade de Évora, entidade convidada pela Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo para falar sobre os projectos de energia solar centrados em Évora e Moura”, as declarações são de Susana Sobral, directora da ARECBA.
No ano lectivo 2011-2012, a Cátedra BES Energias Renováveis vai proporcionar estágios em Energias Renováveis para dez novos licenciados, que podem assim continuar a obter conhecimentos práticos de excelência junto dos projectos actualmente em desenvolvimento na Herdade Experimental da Mitra, principalmente orientados para a captação de energia solar.
O Titular da Cátedra BES-Energias Renováveis da Universidade de Évora, Prof. Manuel Collares Pereira, foi convidado para integrar o Scientific and Technical Committee da ESTELA, a European Solar Thermal Eletricity Association. O convite foi oficializado na reunião que teve lugar a 5 de Julho em Bruxelas, por ocasião do Summer Workshop daquela Associação.
A Universidade de Évora quer criar o Instituto Português de Energia Solar (IPES), um interface entre a academia e as empresas, que tem como objectivo o desenvolvimento de tecnologia e de conhecimento da Universidade para colocar à disposição das empresas. Na UE estiveram empresas da área da energia solar e instituições de investigação para conhecer o projecto e onde manifestaram interesse em integrar aquele que será o primeiro instituto português dedicado a esta área.