Notícias

O Instituto Português de Energia Solar - Associação para o desenvolvimento e promoção do setor da Energia Solar é criado a 31 de janeiro, em escritura pública que se realiza pelas 10h15, na sala 124 do Colégio Espirito Santo da Universidade de Évora.
Publicado em 30.01.2012
Badajoz recebe nesta quinta-feira, o V Simpósio Transfronteiriço de Energias Renováveis. Trata-se de uma co-organização da Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo (ARECBA) e da Fundacíon para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología en Extremadura (FUNDECYT).

“Este ano, a participação da ARECBA é feita ao nível das energias renováveis, divulgando os projectos que existem para o Alentejo naquela área. A apresentação vai ser feita pela Universidade de Évora, entidade convidada pela Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo para falar sobre os projectos de energia solar centrados em Évora e Moura”, as declarações são de Susana Sobral, directora da ARECBA.

No ano lectivo 2011-2012, a Cátedra BES Energias Renováveis vai proporcionar estágios em Energias Renováveis para dez novos licenciados, que podem assim continuar a obter conhecimentos práticos de excelência junto dos projectos actualmente em desenvolvimento na Herdade Experimental da Mitra, principalmente orientados para a captação de energia solar.

Publicado em 14.09.2011

O Titular da Cátedra BES-Energias Renováveis da Universidade de Évora, Prof. Manuel Collares Pereira, foi convidado para integrar o Scientific and Technical Committee da ESTELA, a European Solar Thermal Eletricity Association.  O convite foi oficializado na reunião que teve lugar a 5 de Julho em Bruxelas, por ocasião do Summer Workshop daquela Associação.

Publicado em 06.07.2011

A Universidade de Évora quer criar o Instituto Português de Energia Solar (IPES), um interface entre a academia e as empresas, que tem como objectivo o desenvolvimento de tecnologia e de conhecimento da Universidade para colocar à disposição das empresas. Na UE estiveram empresas da área da energia solar e instituições de investigação para conhecer o projecto e onde manifestaram interesse em integrar aquele que será o primeiro instituto português dedicado a esta área.

Publicado em 06.05.2011
Cátedra BES Energias Renováveis da UE
As Energias Renováveis têm conhecido uma expansão forte nos últimos anos. As políticas energéticas dos últimos Governos têm sido importantíssimas para o enorme desenvolvimento que a Energia Eólica conheceu e conhece no nosso país. A Eficiência Energética é outra área onde existe um empenho claro da política actual.
Publicado em 11.11.2010
Manuel Collares Pereira | Cátedra BES Energias Renováveis