Notícias
O projeto POCITYF (POsitive Energy CITY Transformation Framework) disponibiliza um novo vídeo com as principais linhas estratégicas de atuação para conseguir que as cidades históricas se tornem mais verdes, inteligentes e habitáveis.
A aplicação digital de ciência cidadã “Generation Solar”, desenvolvida pelo projeto GRECO e divulgada publicamente a 22 de abril, Dia Mundial da Terra, pretende constituir-se como uma combinação única de informação para investigação científica, apoio a tecnologias de informação e envolvimento cidadão numa rede de investigação.
A “Cidade da minha janela” (#CityFromMyWindow) é a nova campanha lançada pelo projeto POCITYF – A POsitive Energy CITY Transformation Framework, em cooperação com a Lighthouse Smart Cities, em resposta ao surto de COVID-19.
A 2ª Formação para a Indústria do projeto SFERA-III, subordinada ao tema de otimização de Instalações de solar térmico concentrado, prevista para o final de março, em Tabernas (Espanha), foi adiada para uma nova data ainda a ser determinada, devido à pandemia de Covid- 19.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) encontra-se a seguir o Plano de Contingência para a epidemia de COVID-19, estabelecido pela Universidade.
O projeto POCITYF - Positive Energy CITY Transformation Framework lançou um website onde é possível encontrar informação sobre objetivos, parceiros, cidades envolvidas e soluções técnicas propostas.
A segunda Assembleia Geral e o 3º Encontro de Gestão do projeto SFERA-III – Solar Facilities for the European Research Area – Third Phase, tiveram lugar em Cassacia, Itália, entre 11 e 13 de fevereiro. Ao longo de três dias, representantes das 15 instituições parceiras do projeto, oriundos de nove países-membros da União Europeia (UE), discutiram o funcionamento e atividades do SFERA-III e abordaram a cooperação entre academia e empresas.
As potencialidades de aplicação da energia solar térmica no calor de processo na indústria foram o tema do seminário “Calor de processo solar na indústria: Tecnologias, aplicações, investigação”, organizado por Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), Ordem dos Engenheiros (OE) e Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que decorreu dia 7 de fevereiro, na sede da OE, em Lisboa.
A 4ª Assembleia Geral do projeto INSHIP - Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes (Integração do calor de processo solar na indústria nas agendas nacionais de investigação), decorreu em Portugal, entre os dias 21 e 23 de janeiro, na Universidade de Évora (UÉ).
Pedro Horta, titular da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ), foi o orador principal de mais um encontro da iniciativa Conversas com Ciência, intitulada “A Energia: de onde vem e como a usamos?”, que teve lugar na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, no dia 30 de janeiro.