Notícias
« Anterior Seguinte » 1 2 3 4 5 6 7 8 ...17
Administração do Porto de Sines visita Cátedra de Energias Renováveis de Évora
O investigador da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), Dr. Luís Fialho, em entrevista à DianaFM.
O Diretor-Geral de Energia e Geologia visitou a Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora.
De 22 de maio a 3 de junho de 2024, a FreeandReal School of Sustainability na ilha de Évia, Grécia, irá receber 30 participantes motivados de 5 países, que juntamente com 4 formadores qualificados, irão meter as mãos na massa e aprender sobre sustentabilidade e resiliência na prática.
O Seminário “AGROVOLTAICO: Transição Energética e Produção Agrícola – dois desafios, uma solução”, realiza-se no próximo dia 7 de fevereiro, pelas 15h00, no Auditório 1 do Colégio Luís António Verney, em Évora.
Este seminário foca-se na temática agrovoltaica, a utilização combinada da superficie para aplicação simultânea de agricultura e de geração de eletricidade solar.
O principal objetivo do projecto, integrado na 3ª Convocatória do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, é promover e divulgar, em conjunto com outros cinco parceiros, as virtudes e capacidades do hidrogénio verde como indústria do futuro e capacitar a sua cadeia de abastecimento para impulsionar o desenvolvimento e expansão deste vetor energético.
A Universidade de Évora, através da Cátedra Energias Renováveis (CER), aderiu ao Battery Cluster Portugal (BATPOWER), associação criada para incentivar e fomentar a investigação e desenvolvimento e a criação de negócios e internacionalização de empresas portuguesas que desenvolvam atividades relacionadas com sistemas de armazenamento de energia.
Actividade no âmbito do projecto SFERA-III.
O Roteiro do Hidrogénio visa estimular o interesse e o conhecimento científico e tecnológico do vetor hidrogénio junto de diferentes players (institucionais, investigadores e técnicos, entre outros), assim como posicioná lo como elemento fundamental no novo paradigma energético mundial e nacional, atraindo e dinamizando o tecido empresarial e industrial para uma trajetória de maior valor acrescentado em produtos verdes e inovadores.
Esta é a principal conclusão de um estudo conduzido por investigadores da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ). Os resultados obtidos permitem concluir que a potência instalada em sistemas solares fotovoltaicos flutuantes consegue exceder a meta nacional de 7 GW, definida no PNEC 2030 para a energia fotovoltaica no setor da energia elétrica.
« Anterior Seguinte » 1 2 3 4 5 6 7 8 ...17