Notícias
O projeto ALFR-Alentejo (Instalação, ensaio e análise de um concentrador Advanced Linear Fresnel Reflector para a produção de eletricidade por via termossolar com armazenamento térmico) tem um novo website, disponível em www.alfr-alentejo.uevora.pt.
A Cátedra Energias Renováveis – Universidade de Évora (CER-UÉ) vai realizar o Workshop GRECO Investigação e Inovação Responsável (RRI), no próximo dia 19 de novembro de 2020, em formato online
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) apresentará cinco comunicações e dois posters no XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solar, que decorrerá entre 3 e 5 de novembro de 2020, em ambiente online.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) mudou-se, este mês de outubro, para instalações no Edifício Ário Lobo de Azevedo, no Polo da Mitra. Esta mudança, que exigiu algumas intervenções técnicas no edifício, permitiu que a CER-UÉ implementasse um conjunto de medidas alinhadas com os princípios de sustentabilidade a partir da utilização da energia solar.
A reunião de lançamento do projeto SolaQua – Accessible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond, decorreu nos dias 14 e 15 de outubro, em formato online, devido à atual situação de pandemia de Covid-19 na Europa.
O projeto PEARL-PV - Performance and reliability of photovoltaic systems: valuations of large-scale monitoring data (COST Action 16235) publicou a Newsletter nº 5, este mês de outubro.
O que fazer com todas as baterias usadas dos veículos elétricos? A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e a Betteries estão a ensaiar as melhores respostas, numa intervenção integrada no projeto POCITYF - POsitive Energy CITY Transformation Framework.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) esteve presente na European PV Solar Energy Conference and Exhibition (EU PVSEC 2020), que decorreu em ambiente online entre 7 e 11 de setembro, com a comunicação “Vanadium Redox Flow Battery Modelling and PV self-consumption strategy optimization” ("Modelação da bateria de fluxo redox de vanádio e otimização com a estratégia de autoconsumo fotovoltaico"), de Ana Catarina Foles, Luís Fialho, Manuel Collares-Pereira e Pedro Horta.
As obras do circuito hidráulico da Évora Molten Salt Platform (EMSP) ficaram concluídas no final de julho, com a finalização do processo de soldadura da tubagem e com a realização dos testes de hidrostática.
Afonso Cavaco, colaborador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), foi aprovado com distinção e louvor na prova de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço - Especialidade em Física da Atmosfera, realizada dia 30 de julho.