Nexo água-energia

O projeto EERES4WATER (Promoting Energy-Water Nexus resource efficiency through Renewable Energy and Energy Efficiency) destaca a apresentação da tecnologia de dessalinização Wave2O™, desenvolvida pela empresa Resolute Marine, na conferência de stakeholders do programa INTERREG Espaço Atlântico.

Publicado em 19.01.2021
Publicações científicas

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) tem sete artigos publicados no “CIES2020: As Energias Renováveis na Transição Energética: Livro de Comunicações do XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solar”, numa abordagem transversal a algumas áreas-chave de investigação e projetos em desenvolvimento.

Publicado em 14.01.2021
10 anos CER-UÉ

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) comemora, este mês de novembro, dez anos de existência desde a sua constituição em 2010, completando a primeira década de contributos para a transição energética.

Publicado em 26.11.2020
3ª chamada transnacional

O projeto SFERA-III (Solar Facilities for the European Research Area) abriu, dia 16 de novembro, a 3ª campanha transnacional de propostas de acesso a instalações de solar térmico de concentração. Esta chamada permite o acesso livre de investigadores a 22 instalações de 12 infraestruturas de investigação em Solar Térmico de Concentração, de oito países (Alemanha, Chipre, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça e Turquia).

Publicado em 20.11.2020
Prémio Sustentabilidade

O projeto H2020 SolAqua – Accessible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond recebeu uma Menção Honrosa, na categoria de ‘Sustentabilidade’ nos prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela revista Exame Informática.

Publicado em 18.11.2020
Novo website

O projeto ALFR-Alentejo (Instalação, ensaio e análise de um concentrador Advanced Linear Fresnel Reflector para a produção de eletricidade por via termossolar com armazenamento térmico) tem um novo website, disponível em www.alfr-alentejo.uevora.pt.

Publicado em 12.11.2020
Projeto GRECO

A Cátedra Energias Renováveis – Universidade de Évora (CER-UÉ) vai realizar o Workshop GRECO Investigação e Inovação Responsável (RRI), no próximo dia 19 de novembro de 2020, em formato online

Publicado em 05.11.2020
CIES 2020

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) apresentará cinco comunicações e dois posters no XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solar, que decorrerá entre 3 e 5 de novembro de 2020, em ambiente online.

Publicado em 02.11.2020
Instalações no Polo da Mitra

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) mudou-se, este mês de outubro, para instalações no Edifício Ário Lobo de Azevedo, no Polo da Mitra. Esta mudança, que exigiu algumas intervenções técnicas no edifício, permitiu que a CER-UÉ implementasse um conjunto de medidas alinhadas com os princípios de sustentabilidade a partir da utilização da energia solar.

Publicado em 28.10.2020
SolaQua

A reunião de lançamento do projeto SolaQua – Accessible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond, decorreu nos dias 14 e 15 de outubro, em formato online, devido à atual situação de pandemia de Covid-19 na Europa.

Publicado em 16.10.2020