Notícias

Pedro Horta, titular da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ), foi o orador principal de mais um encontro da iniciativa Conversas com Ciência, intitulada “A Energia: de onde vem e como a usamos?”, que teve lugar na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, no dia 30 de janeiro.

Publicado em 06.02.2020

Manuel Collares Pereira, antigo responsável pela Cátedra Energias Renováveis, investigador coordenador e professor da Universidade de Évora (CER-UÉ), com a qual mantém contato próximo, vai receber o título de membro honorário da Academia Mexicana de Energia, dia 16 de janeiro, na Cidade do México.

Publicado em 14.01.2020
Newsletter

O EERES4WATER é cofinanciado pelo Programa Interreg Área Atlântica e foca-se na otimização da gestão da energia do ciclo da água.

Publicado em 01.12.2019
Nexus Água-Energias renováveis
Já disponivel!
Publicado em 14.10.2019

Luís Fialho, investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ) venceu o Prémio Científico Mário Quartin Graça 2019, na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais, com a tese que defendeu na Universidade de Évora, propondo uma nova abordagem para resolver o problema do armazenamento da energia fotovoltaica.

Publicado em 04.10.2019
Cooperação Portugal - Marrocos
Publicado em 23.09.2019

A Universidade de Évora (UÉ), parceira do projeto Noite Europeia dos Investigadores (NEI) escolheu como tema, a «Ciência na Cidade», e apresentou durante este ano um programa de actividades que decorreram em locais emblemáticos da cidade de Évora.

O projecto culmina agora com uma grande montra científica agendada para o próximo dia 27 de Setembro, em plena Praça do Giraldo.

A iniciativa, que decorre este ano nas cidades de Évora, Braga e Lisboa, pretende aproximar a sociedade civil à ciência, e sobretudo, fazer com que a sociedade compreenda a necessidade de existir ciência, de existir investigação e os benefícios desta no nosso quotidiano.

A temática escolhida para a edição 2019 da NEI em Évora, procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando-se a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como factor essencial à sustentabilidade.

Lançada em 2005, actualmente bianual, a iniciativa financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, pretende celebrar a Ciência e aproximar investigadores e cidadãos.

Para Maria de Fátima Nunes, Professora e coordenadora do projecto na UÉ, o intuito é “demonstrar que fazemos ciência com cidadania, até porque, a comunidade científica deverá ser capaz de responder às necessidades actuais da sociedade e comunicar a ciência de forma clara e objectiva”, acrescentando ainda que, “esta é uma excelente oportunidade de dinamizar a cidade e mostrar a todos, sobretudo aos mais jovens, a cultura e o imaginário científico”, agradecendo à vasta equipa que garantiu as condições para a realização deste evento.

Saiba + https://noitedosinvestigadores.org/

Em 27.09.2019