Notícias

Webinar Fotovoltaico Flutuante: Oportunidades e Desafios

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora CER-UÉ é responsável pelas especificações técnicas da Central Flutuante de Cuba-Este com foco no seu design, características técnicas, ensaios e monitorização. Esta central flutuante representa um ponto de partida e a EDIA prepara-se agora para o lançamento de um ambicioso projeto de autoconsumo com base nesta tecnologia com a participação da Universidade de Évora.

Publicado em 07.07.2021

O projecto europeu EERES4WATER (Promoting Energy-Water nexus resource efficiency through renewable energy and energy efficiency, financiado pelo Programa INTERREG Espaço Atlântico) organiza um webinar, com a participação de diversos especialistas, sobre “A Inovação Aberta como uma oportunidade para o nexo Água-Energia”, no dia 02 de junho às 10:00h (WET), no âmbito da EU Green Week 2021, um evento organizado e promovido pela Comissão Europeia.

Publicado em 10.05.2021
Estratégia de parcerias reconhecida na Europa

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) colabora, na atualidade e de forma regular, com três centros de investigação classificados no Top 5 do European Research Ranking referente ao ano de 2020.

Publicado em 15.04.2021
Publicações de energia solar

Manuel Collares-Pereira, antigo Titular da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e ex-investigador coordenador e professor nesta universidade, doou o seu espólio de publicações e monografias à Biblioteca da Universidade de Évora.

Publicado em 13.04.2021
Investigação CER-UÉ

Os investigadores da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) André V. Santos e Diogo Canavarro são coautores da comunicação “Geometric optimization of linear Fresnel reflector solar collector using a genetic algorithm”, que será apresentada na SYMPCOMP 2021 - 5th International Conference on Numerical and Symbolic Computation Developments and Applications, que decorre online, entre 25 e 26 de março.

Publicado em 24.03.2021
Reunião de Consórcio

O projeto EERES4WATER organiza um Seminário sobre Direitos de Propriedade Intelectual, dia 23 de março, dinamizado por elementos do University College Cork (UCC), e direcionado para investigadores em início de carreira.

Publicado em 22.03.2021
Armazenamento de energia

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) integra desde 17 de março a Batteries Europe, uma plataforma de tecnologia e inovação da Comissão Europeia com o objetivo de desenvolver uma cadeia de valor de baterias inovadora, competitiva e sustentável, como componente estratégica da transição verde e digital da Europa.

Publicado em 18.03.2021
Espaço Atlântico

O inovador sistema tecnológico de dessalinização através de ondas Wave20TM e um estudo de viabilidade que produz dados conclusivos sobre melhorias operacionais na captação de água e consumo de energia no Complexo de Dessalinização de Piedra Santa, com utilização de um sistema solar flutuante 'nearshore', são os principais tópicos da 3ª Newsletter do projeto EERES4WATER.

Publicado em 10.03.2021
Projeto de irrigação solar

O projeto SolaQua – Accessible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond – está mais próximo dos potenciais interessados nas tecnologias de irrigação com energia solar, com a presença na internet, em website próprio e em plataformas de redes sociais.

Publicado em 02.02.2021
Ótica avançada

Diogo Canavarro, investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é o editor convidado da edição especial da revista Optics, subordinada ao tema “Nova investigação em sistemas refletores de Fresnel linear” [“Novel Research on Linear Fresnel Reflector Systems”]. A Optics é uma revista científica de acesso aberto dedicada a todos os campos das ciências e tecnologias óticas, da responsabilidade da MDPI.

Publicado em 26.01.2021