Notícias
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) tem sete artigos publicados no “CIES2020: As Energias Renováveis na Transição Energética: Livro de Comunicações do XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solar”, numa abordagem transversal a algumas áreas-chave de investigação e projetos em desenvolvimento.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) comemora, este mês de novembro, dez anos de existência desde a sua constituição em 2010, completando a primeira década de contributos para a transição energética.
O projeto SFERA-III (Solar Facilities for the European Research Area) abriu, dia 16 de novembro, a 3ª campanha transnacional de propostas de acesso a instalações de solar térmico de concentração. Esta chamada permite o acesso livre de investigadores a 22 instalações de 12 infraestruturas de investigação em Solar Térmico de Concentração, de oito países (Alemanha, Chipre, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça e Turquia).
O projeto H2020 SolAqua – Accessible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond recebeu uma Menção Honrosa, na categoria de ‘Sustentabilidade’ nos prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuídos pela revista Exame Informática.
O projeto ALFR-Alentejo (Instalação, ensaio e análise de um concentrador Advanced Linear Fresnel Reflector para a produção de eletricidade por via termossolar com armazenamento térmico) tem um novo website, disponível em www.alfr-alentejo.uevora.pt.
A Cátedra Energias Renováveis – Universidade de Évora (CER-UÉ) vai realizar o Workshop GRECO Investigação e Inovação Responsável (RRI), no próximo dia 19 de novembro de 2020, em formato online
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) apresentará cinco comunicações e dois posters no XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solar, que decorrerá entre 3 e 5 de novembro de 2020, em ambiente online.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) mudou-se, este mês de outubro, para instalações no Edifício Ário Lobo de Azevedo, no Polo da Mitra. Esta mudança, que exigiu algumas intervenções técnicas no edifício, permitiu que a CER-UÉ implementasse um conjunto de medidas alinhadas com os princípios de sustentabilidade a partir da utilização da energia solar.
A reunião de lançamento do projeto SolaQua – Accessible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond, decorreu nos dias 14 e 15 de outubro, em formato online, devido à atual situação de pandemia de Covid-19 na Europa.
O projeto PEARL-PV - Performance and reliability of photovoltaic systems: valuations of large-scale monitoring data (COST Action 16235) publicou a Newsletter nº 5, este mês de outubro.