Notícias
O que fazer com todas as baterias usadas dos veículos elétricos? A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e a Betteries estão a ensaiar as melhores respostas, numa intervenção integrada no projeto POCITYF - POsitive Energy CITY Transformation Framework.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) esteve presente na European PV Solar Energy Conference and Exhibition (EU PVSEC 2020), que decorreu em ambiente online entre 7 e 11 de setembro, com a comunicação “Vanadium Redox Flow Battery Modelling and PV self-consumption strategy optimization” ("Modelação da bateria de fluxo redox de vanádio e otimização com a estratégia de autoconsumo fotovoltaico"), de Ana Catarina Foles, Luís Fialho, Manuel Collares-Pereira e Pedro Horta.
As obras do circuito hidráulico da Évora Molten Salt Platform (EMSP) ficaram concluídas no final de julho, com a finalização do processo de soldadura da tubagem e com a realização dos testes de hidrostática.
Afonso Cavaco, colaborador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), foi aprovado com distinção e louvor na prova de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço - Especialidade em Física da Atmosfera, realizada dia 30 de julho.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), reuniram, dia 28 de julho, em Évora, no âmbito do Protocolo de Cooperação e Desenvolvimento de Ações Conjuntas, para debater “Produção de Hidrogénio Verde Solar”.
A Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC), coordenada pela Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) em parceria com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP (LNEG), é uma das 56 infraestruturas portuguesas que integram o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico (RNIE).
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) inicia, dia 24 de junho, a campanha “Mais Fotovoltaico, Mais Energia”, de inspeção a sistemas fotovoltaicos em Portugal.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é a única entidade portuguesa a integrar o consórcio do projeto SolAqua – Accesible, reliable and affordable solar irrigation for Europe and beyond, focado em irrigação fotovoltaica de alta potência com apoio do programa Horizonte 2020. A irrigação solar permitirá o fornecimento de energia para irrigação com zero emissões e um custo até 70% inferior às soluções à base de combustíveis fósseis existentes.
A investigadora da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) Maria Helena Novais e a professora Manuela Morais, do Departamento de Biologia da UÉ – Instituto de Ciências da Terra (ICT), são editoras convidadas de uma edição especial da revista Water, dedicada a “Ecossistemas aquáticos interiores e conservação” ["Inland Aquatic Ecosystems and Conservation"].
A aplicação de ciência cidadã Generation Solar, desenvolvida no âmbito do projeto GRECO – Fostering a New Generation of European Photovoltaic Society through Open Science encontra-se disponível em App Store.